Relevo em 3 Dimensões

O Sistema de Informações Geográficas permite a simulação tridimensional do relevo por meio da manipulação digital das informações altimétricas, com a geração de imagens. A visualização do terreno pode ser obtida com a utilização de linhas paralelas para representar as ondulações do relevo, como mostra a figura abaixo. As extremidades desta figura representadas por linhas retas não sofreram manipulação digital por estarem fora da área de estudo e devem ser desconsideradas na análise do relevo.

A geração de imagens sintéticas é uma segunda forma de representação do relevo em 3 dimensões e utiliza o recurso de sombras para produzir o efeito tridimensional, podendo ilustrar o sombreamento provocado pela iluminação solar. Estas manipulações digitais ainda permitem a visualização do terreno em diferentes orientações por meio da rotação das imagens, como exemplificado na seqüência de imagens abaixo.

A simulação em 3 dimensões evidencia a ocorrência de porções mais elevadas do terreno ao sul da APA de Descalvado, em contraposição as terras mais baixas e planas ao norte e extremo leste. Observa-se também a ruptura no relevo provocada pelas cuestas, com a formação de paredões íngremes, interrompendo áreas adjacentes de relevo suave e menores altitudes. A calha do Ribeirão do Pântano corta a APA longitudinalmente, no sentido norte-sul, e é formada por vales mais encaixados nas porções sul e central, encontrando ao norte uma planície inundável, na região de confluência com o Rio Mogi-Guaçu.