Caracterização Quantitativa

A Tabulação Cruzada é uma função que permite a interpolação de duas cartas temáticas e o cálculo da área de sobreposição de suas classes, onde a proporção em que duas classes ocorrem simultaneamente, estabelece padrões de correlação entre elas. Esta função foi aplicada para caracterizar quantitativamente as unidades morfopedológicas em função dos diversos fatores ambientais, como exemplificam os gráficos abaixo.


Associação das classes de hispometria e unidades morfopedológicas, em área de ocorrência na APA de Descalvado

Observa-se a nítida concentração de terras altas na frente de cuesta, que abrange acima de 80% das áreas com mais de 800m de altitude. Em contraposição, o reverso de cuesta e os entalhes fluviais contém em média 70% das áreas entre 500 e 700m.


Associação das classes pedológicas e unidades morfopedológicas unidades morfopedológicas, em área de ocorrência na APA de Descalvado

Os tipos de solos foram quantitativamente associados a cada unidade morfopedológica, demonstrando a concentração de solos férteis, como Latossolo Roxo e Terra Roxa nos tabuleiros. Os solos Hidromórficos ocorrem quase que com exclusividade nos entalhes fluviais, em valores superiores a 90%. O reverso de cuesta contém a maior proporção de terrenos arenosos, como a Areia Quartzosa, comportando 70% de toda a área de ocorrência deste tipo de solo.